BC defende compartilhamento da rede de caixas eletrônicos para elevar eficiência

O Banco Central classificou como ineficientes as redes próprias de caixa eletrônico das instituições financeiras. Em relatório divulgado nesta quinta-feira, 11, a autoridade monetária afirmou que elas apresentam baixo grau de utilização quando comparados a outros países.

O tamanho da rede, apesar da pouca eficiência, é semelhante a de países desenvolvidos. O BC prega o compartilhamento dos equipamentos entre os bancos para diminuir as falhas e os custos.

Entre os problemas identificados está a excessiva sobreposição de caixas eletrônicos e subutilização em termos de número de transações por máquina. A falta de padronização da indústria, com sistemas e mecanismos de segurança distintos, que dificultam a comunicação entre as instituições, contribui para a ineficiência. O BC, porém, disse entender que há espaço para uma melhor coordenação entre os agentes nessa área.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.