economia

BC da Turquia eleva juros pela primeira vez desde janeiro de 2014

O Banco Central da Turquia elevou nesta quinta-feira a taxa de juros pela primeira vez em quase três anos, mais que o esperado, após a moeda local bater mínimas recordes ante o dólar em meio aos distúrbios políticos no país. O Comitê de Política Monetária do BC turco elevou a taxa básica de juros, a de recompra em uma semana, de 7,5% para 8%, a primeira elevação da taxa desde janeiro de 2014.

O BC também subiu a taxa de concessão de empréstimos de 8,25% para 8,5%. A taxa de tomada de empréstimos foi mantida em 7,25%.

Dez dos 15 economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam uma elevação para 7,75% na taxa básica de juros, enquanto os outros cinco previam manutenção. Todos os analistas ouvidos ainda esperavam que as taxas de tomada e concessão de empréstimos não fossem alteradas.

A lira turca se enfraqueceu significativamente desde a tentativa de golpe no país. Ela também recuou 8% ante o dólar desde a eleição dos EUA, em linha com um movimento nas moedas emergentes em geral após a vitória de Donald Trump. A queda na lira turca também é impulsionada pelas incertezas políticas e pela expectativa de uma elevação dos juros nos EUA em dezembro, que fortalece o dólar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo