BC: crédito sobe 1,1% em março e 16,8% em 12 meses

As operações de crédito do sistema financeiro tiveram em março expansão de 1,1% ante o observado em fevereiro, informou hoje o Banco Central. Com essa expansão, o total dos empréstimos atingiu R$ 1,451 trilhão no mês passado. Segundo a autoridade monetária, os financiamentos registraram aceleração em março “de forma equilibrada entre as carteiras referenciadas em recursos livres e direcionados”. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em março, a carteira de crédito do sistema financeiro teve expansão de 16,8%. Em março deste ano, essa carteira representava 45% do Produto Interno Bruto (PIB), mesmo patamar observado desde novembro de 2009.

De acordo com a nota do BC divulgada hoje, os empréstimos com recursos livres continuam sendo impulsionados pelo consumo das famílias, o que se reflete, principalmente, no crédito pessoal e financiamento de veículos. No crédito direcionado, o destaque ficou com as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que representaram 60,6% do volume operado nesse segmento.

Entre as linhas de crédito que mais crescem, destaque para os recursos para habitação, que avançaram 3,9% no mês passado ante o mês anterior e acumulam uma expansão de 48,6% em 12 meses até março. No mês passado, essa carteira atingiu pela primeira vez na história a casa dos R$ 100 bilhões.