BC amplia a bancos financiamento de títulos públicos

Preocupado com o travamento do mercado no financiamento de títulos públicos, o Banco Central resolveu hoje (5) permitir que qualquer instituição financeira possa se financiar diretamente junto a ele usando, para isso, os bancos já credenciados (dealers) como intermediários. Até hoje o BC só fazia essa operação com essas instituições que, por sua vez, em momentos como os atuais, ou não aceitavam bancar a operação ou cobravam dos outros bancos uma taxa demasiadamente alta.

Segundo o chefe do Departamento de Operações com o Mercado Aberto (Demab), Sérgio Goldenstein, a medida vai aliviar muito o mercado. ?Estamos ampliando a possibilidade das instituições financiarem seus títulos?, disse.

A nova medida amplia o leque de instituições que poderão se financiar com o BC nos leilões diários, nos quais a autoridade monetária é doadora de recursos.

Nesse tipo de operação, o BC empresta dinheiro às instituições e recebe títulos públicos como garantia. O banco que recebeu o dinheiro assume o compromisso de recomprar os papéis no prazo determinado no leilão.

Voltar ao topo