Bancos vão financiar 70% das concessões em ferrovias

Um dia depois de anunciar apoio financeiro aos concessionários de rodovias, os três maiores bancos oficiais federais – BNDES, Banco do Brasil e Caixa – se comprometeram nesta quarta-feira, 11, a financiar até 70% das concessões em ferrovias. O prazo é ainda mais generoso: 30 anos, sendo cinco de carência.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o compromisso em financiar as novas linhas foi feito para os candidatos a concessionários terem clareza sobre a disponibilidade de recursos.

Os empréstimos são considerados pelos empresários como fundamentais para a estruturação dos empreendimentos, dados os elevados volumes de investimento que serão necessários.

A carta de apoio dos bancos foi divulgada um dia depois de o governo autorizar estudos para a construção de seis novas linhas. Também nesta semana, ficou pronta a regulamentação sobre o Operador Ferroviário Independente (OFI), uma figura criada com o novo modelo para o setor.

Seguro

Para completar o pacote ferroviário, falta ainda uma peça, tida como fundamental: o seguro garantia para os concessionários. E as discussões sobre esse ponto ainda levarão algum tempo, segundo se comenta nos bastidores.

Basicamente, os concessionários querem ter certeza de que não terão prejuízos com a ociosidade das novas linhas. O governo já se comprometeu a comprar toda a capacidade de carga, por intermédio da estatal Valec. Mas os empresários temem pelo futuro da estatal nos 30 anos da concessão. Por isso, está em gestação um mecanismo que lhes permitirá acessar os recursos diretamente nos bancos. Já ficou acertado que o Tesouro aportará R$ 15 bilhões para essa finalidade. Mas, sendo necessário, isso será reforçado.

Voltar ao topo