Bancos públicos garantem crédito durante a crise

Os bancos públicos e de poupança são responsáveis pela garantia de estabilidade, pela credibilidade do sistema financeiro e pela concessão de crédito em momentos de crise. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (21) pelo vice-presidente de Finanças da Caixa Econômica Federal, Márcio Percival, ao participar do Encontro Anual Regional da América Latina do WSBI (World Saving Banks Institute – Instituto Mundial de Bancos de Poupança).

Para Percival, isso não acontece somente no Brasil, mas em todo o mundo. “O banco público é importante porque estabiliza as linhas de crédito, trabalho com fundings (fontes de recursos) mais estáveis”, afirmou.

Ele acrescentou que “não é a troco de nada que todo o processo de estancagem dessa crise de liquidez e de crédito passou pelos bancos públicos ou por processo brutal de estatização”. De acordo com Percival, esse processo recoloca a discussão de relacionamento entre o Estado e os mercados.

Percival disse que não há risco, atualmente, de quebra de bancos públicos no Brasil. Ele acrescentou que esses bancos não são ineficientes como na década de 80, mas contam com maior controle e são mais transparentes. “Desde os anos 90, temos um processo de reestruturação [dos bancos públicos], no caso a Caixa, desde 2001, e dificilmente [a instituição] vai voltar ao que era na década de 80.”