Bancos privados devem contratar jovens para aprendizagem

Brasília – Cerca de mil jovens de 14 a 18 anos de idade serão contratados para trabalhar como aprendizes em bancos privados a partir do próximo ano. Eles vão participar do programa Adolescente Aprendiz, que faz parte das ações do Programa Primeiro Emprego do Ministério do Trabalho. O convênio foi assinado hoje entre o ministro Jaques Wagner, o presidente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Gabriel Jorge Ferreira, e representantes dos bancos Bradesco, HSBC e Nossa Caixa.

O programa terá participação de 150 instituições financeiras, que serão divulgadas até o final do ano. Para se inscrever, o jovem deve estar matriculado e freqüentar o ensino fundamental ou médio. De acordo com a Lei nº 10.097 de 2000, todas as empresas, com exceção de micro e pequenas, são obrigadas a contratar uma cota de menores aprendizes que varia entre 5% e 15% do total de empregados.

Os adolescentes treinados pelo programa vão trabalhar em setores administrativos das instituições financeiras, por seis horas diárias, e receberão um salário mínimo. O convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e a Fenaban é de um ano, renovável por mais um. A meta é beneficiar, no segundo ano de convênio, 1.500 aprendizes e, no terceiro ano, 2 mil. Nesses intervalos de um ano, os jovens que completarem o treinamento poderão ser efetivados na empresa, acarretando o surgimento de novas vagas.

O ministro do Trabalho considera fundamental essa parceria, tanto pela renda quanto pelo horizonte de oportunidades que será criado para os jovens. ?O programa de aprendizes dá uma elevação de auto-estima, que considero importante, além de dar ao jovem um horizonte no mundo do trabalho?, afirmou Jaques Wagner.

O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já oferecem essa oportunidade. Segundo o ministro, os bancos privados, entretanto, enfrentavam dificuldade de operação do programa por questões de fiscalização.

De acordo com o presidente da Fenaban, o programa vai abrir portas para o treinamento, a formação e a oportunidade de jovens serem contratados em definitivo pelas instituições financeiras. ?O programa dá ao jovem a oportunidade de qualificar-se profissionalmente, habilitando-o a candidatar-se ao primeiro emprego?, disse Gabriel Ferreira.

A princípio, o programa irá atender a candidatos das regiões Sul e Sudeste, onde estão localizados os setores administrativos das instituições, mas a intenção é que ele funcione em âmbito nacional.

Voltar ao topo