Banco terá que indenizar golpe no caixa eletrônico

Um banco deve indenizar clientes vítimas de golpes eletrônicos em suas máquinas de auto-atendimento. A decisão é da juíza Ana Beatriz Iser, da 16.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Pela decisão, o Banco Santander Meridional S.A. deve indenizar em R$ 2.500 uma cliente cuja conta indicou saque indevido de R$ 550, depois de ter seu cartão magnético trancado em um caixa 24 horas.

A juíza determinou que "ficou perfeitamente caracterizada a responsabilidade civil do banco em ressarcir os prejuízos sofridos pelo autor, em decorrência do golpe a que fora vítima, em face da vulnerabilidade e falha dos sistemas de prevenção, segurança e de controle de movimentação de conta corrente para saque em caixa eletrônico".

Na ação, a cliente explicou que, depois de ter seu cartão preso no caixa eletrônico, tentou entrar em contato com o banco, mas o telefone do caixa não funcionou. Para se comunicar com o banco, usou o telefone de uma pessoa que estava na fila. O cliente afirmou ter sido vítima de um golpe, já que os fios do telefone estavam cortados e o terminal fora sabotado para engolir cartões magnéticos.

O banco se defendeu dizendo que a responsabilidade pelo fato é do usuário, que não deveria ter passado a senha do cartão pelo telefone celular oferecido pelo golpista, revelando total falta de cuidado para operacionalizar o caixa.

A advogada especializada em direito do consumidor Márcia Trevisioli, afirma que a posição da instituição financeira contraria o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual prevê a responsabilidade do prestador de serviços na comprovação da condição desta prestação, ou seja, o banco responderá sempre, independentemente da averiguação de culpa, pelos danos que causar ao consumidor.

"É de responsabilidade do fornecedor de serviços tomar todas as precauções de segurança que o seu consumidor pode esperar. Ou seja, caberá sempre ao banco o ônus da prova no sentido de demonstrar que procedeu de acordo com as normas mínimas de segurança", afirmou Márcia Trevisioli.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.