Banco Social beneficia trabalhadores paranaenses

O Banco Social beneficiou 28.957 trabalhadores no Paraná, no mês de junho, oferecendo um total de financiamento no valor de R$ 14.347.706,74. Cerca 38% das pessoas beneficiadas puderam manter seus postos de trabalho com a ajuda do Banco Social. O comércio representa 43,33% dos financiamentos, principalmente na área de confecção e comércio de roupas, calçados e armarinhos (13,84%).

“O Banco Social vem trabalhando na geração de empregos e na manutenção de empresas formais e informais no Estado “, informa o Padre Roque Zimmemann, secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social.

Estima-se que cooperativas e associações do Estado são organizações em que o programa pode ser bem sucedido, como na Cooperativa Cerramar. A entidade surgiu da necessidade dos pescadores de Antonina em administrar a venda de pescado e siri no litoral paranaense.

“Hoje estamos buscando financiamentos para criar a unidade do pescado, um mercado em que a gente possa armazenar o pescado e comercializá-lo”, relata Marileide Cassilha, que trabalha com pesca há mais de 20 anos.

Marineide afirma necessitar do financiamento para criar um capital de giro para a compra de equipamentos para o mercado e de produtos de outros pescadores que ainda não pertençam à cooperativa. “Acredito que um programa de financiamento do governo possa nos ajudar”, disse a pescadora.

O Banco Social é uma parceria da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social; Secretaria do Estado da Fazenda, Agência de Fomento do Paraná, Serviço de Apoio à Pequena empresa – Sebrae e prefeituras municipais. O programa fornece financiamento a juros baixos a pessoas que atuam no mercado formal e informal.

Voltar ao topo