Banco Mundial prevê crescimento de 4,5% para economia brasileira este ano

Brasília – A economia brasileira deverá crescer em torno de 4,5% este ano, prevê o Banco Mundial (Bird) em relatório divulgado nesta quarta-feira (9). De acordo com o documento Perspectivas Econômicas para 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) mundial crescerá apenas 3,3%, provocado por uma recessão econômica em conseqüência da crise no setor de crédito imobiliário dos Estados Unidos.

Na avaliação do Bird, no ano de 2007, a economia teve uma performance um pouco melhor. A economia global, segundo o documento, cresceu 3,6% no ano passado e, o Brasil, 4,8%.

O documento destaca que os países em desenvolvimento, como a China, cujo crescimento em 2008 é estimado em 10,8%, e a Índia, com projeção de 8,4%, além do Brasil, contribuirão para que o crescimento mundial não seja ainda menor. Segundo as previsões do banco, enquanto os países em desenvolvimento crescerão 7,1% em 2008, os industrializados ficarão com "modestos" 2,2%.

O documento ressalva que as estimativas divulgadas nesta quarta-feira podem mudar ao longo do ano, dependendo de como a economia enfrentará o período de recessão. "Um dólar mais fraco, o espectro de uma recessão americana e a ascendente volatilidade do mercado financeiro podem lançar uma sombra sobre este cenário de aterrissagem macia para a economia", diz o texto.

As previsões para América Latina e Caribe são de que haverá crescimento de 4,5% este ano, contra 5,1% de 2007. Para o Bird, enquanto Argentina, Venezuela e Brasil terão crescimento mais robusto, no México é esperado um desempenho mais fraco.

Voltar ao topo