Negociação

Banco do Brasil fecha compra da Nossa Caixa

O Banco do Brasil (BB) anunciou na tarde desta quinta-feira (20) a compra do controle da Nossa Caixa por R$ 5,386 bilhões. Pelo acordo firmado com o governo do Estado de São Paulo, o BB vai adquirir o equivalente a 71,25% do capital social total da Nossa Caixa nas mãos do governo paulista. Conforme comunicado divulgado hoje pelo BB, o pagamento será feito em dinheiro, sendo 18 parcelas mensais de R$ 299,25 milhões, corrigidas pela taxa básica de juros, a Selic.

De acordo com o BB, o valor da operação foi calculado com base em avaliação econômico-financeira elaborada por consultores contratados pelo banco público levando em conta, entre outras metodologias, as perspectivas de rentabilidade futura e o fluxo de caixa descontado da Nossa Caixa. Os consultores contratados foram Merrill Lynch, PriceWaterhouseCoopers, Accenture e UBS Pactual.

“Considerando a natureza jurídica de economia mista de ambas as companhias envolvidas, e para a preservação adequada do interesse público, o memorando de entendimentos prevê a posterior incorporação societária da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, com a manutenção da prestação de serviços para o Estado de São Paulo”, informou o BB.

A operação está sujeita à aprovação pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e dos demais órgãos competentes.