Banco da Inglaterra decide manter juro básico em 0,5%

O comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), banco central do país, decidiu manter a taxa básica de juro em 0,5% ao ano e concordou em continuar injetando 75 bilhões de libras (US$ 110,1 bilhões) na economia por meio da compra de bônus, principalmente do governo. A decisão era amplamente esperada por economistas consultados pela Dow Jones.

A economia britânica está em recessão desde meados de 2008 e teve contração de 1,6% no quarto trimestre. O banco central espera que a atividade econômica tenha caído no mesmo porcentual no primeiro trimestre de 2009, mas vê alguns sinais de que a contração será menor no segundo trimestre.

Entre outubro de 2008 e março deste ano, o BoE cortou o juro em cinco pontos porcentuais. O comitê acredita que, abaixo de 0,5% ao ano os riscos que cortes adicionais de juro representariam para a lucratividade de bancos superariam qualquer estímulo a ser injetado na economia. Diante disso, o comitê decidiu embarcar na política de afrouxamento quantitativo, com a compra de bônus do governo, corporativos e commercial papers, no total de 75 bilhões de libras por três meses até o começo de junho. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo