Banco Central prevê expansão menor do crédito este ano

O Banco Central prevê que as operações de crédito em todo País devem crescer entre 20% e 25% este ano. Se confirmado, será um pouco menos que em 2007, quando o total dos empréstimos teve expansão de 27,3%.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, explicou que essa desaceleração da expansão do crédito esperada para 2008 deve acontecer em razão do espaço menor para redução dos spreads bancários. O spread é a diferença da taxa de captação (quanto o banco paga pelos recursos) e a taxa de empréstimo (quando o banco cobra do cliente). Para ele, isso fará com que "a trajetória de queda das taxas de juros não se repita em 2008. O espaço para redução do spread está menor, principalmente nas linhas para as pessoas físicas".

Em 2007, o spread médio no crédito caiu 4,8 pontos porcentuais, para 22,4 pontos porcentuais. Nas operações destinadas à pessoa física, o spread teve queda maior, de 7,7 pontos, para 31,9 pontos porcentuais.

Outro item destacado por Altamir é o aumento do custo de captação dos bancos nas últimas semanas. Essa elevação, segundo ele, é provocada pela turbulência externa.

Voltar ao topo