Banco Central altera regras do compulsório sobre recursos a prazo

O Banco Central (BC) aprovou circular hoje (21) que altera regras do recolhimento compulsório dos bancos sobre depósitos a prazo, e permite que as instituições financeiras utilizem aproximadamente R$ 18 bilhões a mais no financiamento de automóveis e veículos comerciais leves. Esse valor representa acréscimo de 10% no total de crédito concedido ao setor.

A informação foi transmitida no início da noite pelo diretor de Política Monetária do BC, Aldo Mendes, acrescentando que a medida entra em vigor a partir de amanhã (22). Segundo ele, a mudança permite que os bancos deduzam o valor dos financiamentos da base de recolhimento do compulsório – dinheiro que o banco separa dos depósitos a prazo e recolhe ao BC, por exigência da autoridade monetária, para evitar liquidez excessiva do mercado.

De acordo com Aldo Mendes, a medida confere maior dinamismo a um importante segmento da economia e cria melhores condições para que as instituições financeiras adotem políticas de concessão de crédito anticíclicas, sem comprometer os requisitos prudenciais.