Banco Central alerta sobre e-mail falso

O Banco Central alertou ontem aos correntistas de bancos que “jamais enviem e-mails diretamente a correntistas e usuários do sistema financeiro nacional”. Desde sábado circula na internet um e-mail intitulado “Informe Banco Central do Brasil 65.789” no qual correntistas do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Real ABN são chamados a enviar seus dados com o objetivo de abastecer um novo sistema antifraudes virtuais e para que os cadastros sejam repassados à Receita Federal.

O diretor de Administração do BC, João Antônio Fleury Teixeira, explicou que esse e-mail é falso e que o BC nunca envia esse tipo de correspondência eletrônica a correntistas. A recomendação do BC é para que qualquer pessoa que receber esse e-mail não responda e nem envie as informações para os sites sugeridos.

Apesar de, na mensagem eletrônica, os endereços dos sites dos bancos estarem corretos, o autor do e-mail tenta direcionar o acesso para um site falso.

O texto é assinado por “Augusto de Lima Simões” como gerente operacional do BC, cargo que sequer existe no BC, e com e-mail gerência@bancocentral.gov.br, quando o endereço verdadeiro termina com bcb.gov.br.

O diretor informou ainda que o BC vai tomar todas as providências de rastreamento da origem das mensagens falsas e está informando o fato à Polícia Federal. Qualquer dúvida poderá ser resolvida nas centrais de atendimento do BC, através do telefone 0800-992345.

Bancos

Correntistas de bancos já vêm sendo vítimas de golpes do mesmo tipo há algumas semanas. Os correntistas recebem um e-mail em nome da instituição financeira em que tem conta corrente convocando-o a recadastrar-se.

Os dados, desviados, são utilizados depois pelos criminosos para fraudes, entre outros golpes pela internet.

Voltar ao topo