Bancários realizam novo protesto contra HSBC

Integrantes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana e da Federação dos Bancários da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizaram um protesto, durante todo o dia de ontem, em frente ao prédio do Palácio Avenida, na Boca Maldita, em Curitiba, onde acontece o espetáculo “Natal de Luz”, promovido pelo HSBC. Entitulada “Natal do Terror”, a manifestação tinha como objetivo mostrar à sociedade os problemas diários enfrentados pelos funcionários do banco. “No Natal, o HSBC faz show, mas durante o resto do ano é campeão no desrespeito aos funcionários e clientes”, dizia no folder, em formato de cartão natalino, que os manifestantes entregavam às pessoas que circulavam pela Boca Maldita.

Bem em frente ao prédio foi montado um pinheirinho de garrafas PET, onde foram colocados os crachás de 120 pessoas demitidas pelo HSBC. Segundo o presidente da Federação, Adilson Stuzanata, desde que chegou ao Brasil, em 1997, o HSBC já demitiu cerca de 5 mil funcionários. No Paraná, nos últimos doze meses, ocorreram cerca de quinhentas demissões, sendo duzentas só na capital. “No final da última semana, quase às vésperas do Natal, soubemos que o banco inglês demitiu outras 22 pessoas em Curitiba”, afirma. “Em conseqüência, muitas famílias terão um Natal infeliz e os clientes do banco sofrerão ainda mais com mau atendimento”.

Os bancários também acusam o banco de assédio moral, obrigando os trabalhadores a cumprirem metas exageradas e fazerem horas extras; não pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados; cobrança de uniformes; e não concessão de novecentas Bolsas Educação aos empregados, conforme teria sido acordado com o Sindicato há alguns meses.

O Estado não conseguiu contato com a diretoria geral do banco, em São Paulo.

Voltar ao topo