Bancários enviam 13 mil cartas à Europa

São Paulo

  – O Sindicato dos Bancários de São Paulo, a Federação dos Bancários da Central Única dos Trabalhadores (Fetec-CUT/SP) e a Associação dos Funcionários do Banespa (Afubesp) fizeram um protesto contra o mau atendimento, ontem, na frente do prédio da agência central do Santander Banespa, no centro da capital paulista.

Durante o ato, eles entregaram cópia de 13.722 cartas de clientes do banco, que reclamavam do serviço da instituição. As cartas também foram enviadas para o presidente do banco Santander Central Hispano, Emilio Botín, que fica em Madri, na Espanha. O grupo adquiriu o controle do Banespa.

As cartas foram elaboradas pelo sindicato e os clientes do banco apenas assinaram, concordando com o escrito e identificando as agências nas quais são correntistas. O documento reclama do mau atendimento, das constantes filas, e pede que se contrate mais funcionários, se regularize a situação dos estagiários e aumente o horário de atendimento.

“O Santander deveria manter o quadro atual e contratar mais 5 mil trabalhadores para o banco poder atender bem seus clientes”, defendeu João Vaccari Neto, presidente do sindicato.

Segundo ele, a diminuição “drástica” do quadro de funcionários causa estresse nos clientes, que são obrigados a enfrentar longas filas. Ainda de acordo com o sindicalista, o Banespa, em 1994, tinha 36 mil funcionários e atualmente, depois da entrada do Santander, tem 15 mil. Ele contou que o enxugamento do quadro foi feito por intermédio de plano de demissão voluntária e por aposentadoria de funcionários. “O quadro de funcionários diminuiu, mas o de clientes não”, completou ele.

O sindicato pagou o envio das cartas, taambém remetidas ao Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), para a Fundação Procon, para o presidente do Santander Banespa, Gabriel Jaramillo.

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