A Receita Federal divulgou hoje dados sobre a fiscalização de grandes contribuintes pessoas jurídicas no período de janeiro a julho de 2009. As autuações somaram R$ 16,069 bilhões no intervalo, como resultado da fiscalização de 1.194 contribuintes.

continua após a publicidade

No mesmo período de 2008, quando os auditores fiscais da Receita estiveram em greve por mais de dois meses, as autuações totalizaram R$ 22,297 bilhões, com a fiscalização de 1.058 contribuintes.

A Receita esclareceu na nota que os números estão sendo divulgados em razão do elevado volume de questionamentos sobre o tema e lembrou o pronunciamento realizado pelo secretário Otacílio Cartaxo, na segunda-feira, quando afirmou que “o acompanhamento do comportamento fiscal dos grandes contribuintes é uma tendência mundial das administrações tributárias mais avançadas, sendo realizado em parâmetros estritamente objetivos e impessoais que são divulgados anualmente por meio de ato legal”.

Desde que foi demitida do cargo, há mais de um mês, a ex-secretária da Receita Lina Maria Vieira e os seus assessores tentaram atribuir a sua saída ao fato de ter tornado mais rigorosa a fiscalização de grandes contribuintes.

continua após a publicidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, por outro lado, determinou a Cartaxo que afastasse o subsecretário de fiscalização, Henrique Jorge de Freitas, justamente porque não estava satisfeito com os resultados da fiscalização.