A ministra das Finanças da Áustria, Maria Fekter, disse neste sábado que “estamos mais bem preparados para o default (falência) de um Estado do que há três anos”, diante de reformas e criação de instituições, como o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês). As declarações de Fekter ocorreram diante do temor crescente de que a Grécia possa dar o calote e sair da zona do euro se o partido de esquerda Syriza chegar ao poder, depois das eleições parlamentares no próximo mês.

continua após a publicidade

“Os gregos têm de decidir entre eles se querem permanecer na zona do euro”, disse a ministra austríaca, em entrevista. A zona do euro reúne os países que utilizam o euro como moeda. Ela afirmou ainda que a consolidação fiscal na zona do euro deveria continuar. “Gerar crescimento com déficit nos gastos não tem sentido”, disse.

Fekter também se mostrou contrária aos eurobônus. “Eurobônus são apenas atrativos para os países dilapidados por juros elevados”. Estes “vão aos vizinhos que pagam juros baixos e dizem, querido vizinho, por favor, pague nossa dívida”, acrescentou. “Eu não quero pagar a dívida dos vizinhos”, afirmou. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade