Aumentou em 0,3% o emprego na indústria

O nível de emprego industrial no Brasil registrou, em janeiro, aumento de 0,3% comparado a dezembro. Descontados os efeitos sazonais, o indicador aponta estabilidade (0,1%). Na comparação com janeiro do ano passado, houve crescimento de 1,0%, enquanto o acumulado dos últimos doze meses caiu de -0,9% em dezembro para -0,7% em janeiro. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários (Pimes), divulgada ontem pelo IBGE.

Entre janeiro e dezembro, o emprego industrial cresceu em oito dos quatorze locais pesquisados. O principal destaque positivo na formação da taxa global do país (0,3%) foi o Rio Grande do Sul, com a marca mais elevada (2,0%), e os principais impactos negativos foram a região Nordeste e Minas Gerais, ambos com redução de 0,6%. O Paraná repetiu o desempenho do País (0,3%).

A folha de pagamento real da indústria brasileira apresentou redução de 4,5% em relação a janeiro do ano passado. No Paraná, a queda foi um pouco menor (-3,0%). No acumulado dos últimos doze meses, houve variações de -2,6% no País e estabilidade no Estado. Já o número de horas pagas teve elevação de 0,5% no Brasil e 3,2% no Paraná, comparado com janeiro de 2002. Nos últimos doze meses, o indicador nacional registrou decréscimo de -1,1%, enquanto o Estado teve alta de 1,1%.

Voltar ao topo