Aumento de oportunidades no mercado formal

Brasília  – O mercado formal de trabalho criou em outubro quase o dobro dos empregos registrados no mesmo mês do ano passado. Foram 70.870 novos postos de trabalho contra 36.368 vagas criadas em outubro de 2002. O saldo líquido do emprego para os trabalhadores com carteira assinada já é positivo, no ano, em 910.547 ocupações. Os números foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Os dados do Ministério do Trabalho têm como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que todas as empresas do País são obrigadas a preencher e encaminhar ao governo toda vez que ocorre movimentação de pessoal. Com números que vêm sendo, sistematicamente, positivos ao longo do ano, o Ministério do Trabalho já estima que 2003 possa fechar com um saldo líquido superior a um milhão de empregos.

De acordo com a análise técnica, a elevação do emprego foi generalizada em outubro. O comércio apresentou um incremento de 36.409 postos de trabalho; serviços, 32.419; e a indústria de transformação, 16.209. A exceção ficou por conta da agricultura, que, por razões sazonais, fechou 20.185 postos de trabalho.

Apesar de comemorar os dados, os técnicos do Ministério do Trabalho apontam a desaceleração do ritmo de crescimento do emprego na indústria de transformação. O subsetor de alimentos e bebidas chegou a apresentar perda de 10.760 vagas devido a fatores sazonais. Mesmo assim, no acumulado do ano, foi o ramo industrial que mais abriu vagas, num total de 103.372 ocupações.

Voltar ao topo