Aumentar poupança é prioridade do governo, diz Coutinho

Uma das prioridades do governo brasileiro é aumentar o esforço de investimento e poupança no País, junto com a meta de erradicação da pobreza, declarou nesta segunda-feira o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

“Temos uma agenda relevante de curto prazo, uma agenda para os próximos anos, que inclui a grande tarefa de erradicação da pobreza extrema. É a meta fundamental do governo Dilma Roussef e também é a prioridade aumentar esforço de investimento e poupança do País, ampliando a taxa agregada de investimentos, incluindo fontes privadas de longo prazo. Isso inclui a necessidade de diversificação de fontes de financiamento”, disse Coutinho, na abertura do XXIV Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio.

O presidente do BNDES citou ainda como desafios o desenvolvimento empresarial junto com a sustentabilidade ambiental, desenvolvimento de infraestrutura e sistema logístico, além dos esforços para aumentar a produtividade.

“Finalmente, temos o desafio de aumentar a grande tarefa de aprofundar a capacidade competitividade da economia e principalmente da indústria”, afirmou. “Não é uma agenda trivial.”

De acordo com Coutinho, o Fórum Nacional tem contribuído todos os anos com a agenda brasileira dando ideias e sugestões importantes, “que tem sido acolhidas pelo governo, em muitos casos se transformado mesmo em iniciativas do governo”, acrescentou.