Auditores da Receita Federal entram em greve

Auditores fiscais da Receita Federal iniciam hoje greve nacional que pode prosseguir até sexta-feira, dia 16. A decisão foi tomada ontem pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) e se estende a todas as delegacias regionais. Hoje, a categoria promove assembléia às 14h30 nas delegacias sindicais para analisar possível proposta do governo federal. Há 7,5 mil auditores da Receita em todo o País; cerca de 290 ativos apenas em Curitiba.

A principal reivindicação da categoria é a equiparação salarial com os procuradores do Ministério Público Federal. O reajuste variaria de acordo com as faixas nas quais os auditores se encontram. Em média, o reajuste salarial pedido é de 40%. A categoria pede ainda o fortalecimento da Receita Federal, melhoria nas aduanas, entre outros.

De acordo com a vice-presidente da Unafisco Sindical no Paraná, Maria Gregória Cordeiro Bittencourt, a expectativa é que a greve tenha adesão de aproximadamente 90% da categoria. O salário inicial bruto da carreira é de quase R$ 5 mil, e o teto, cerca de R$ 7 mil. O governo federal acenou com a proposta de conceder gratificação de até 30%, conforme o incremento de arrecadação. “Nós nunca receberíamos, uma vez que a arrecadação é cada vez menor”, apontou Maria Gregória. As negociações com a União estão em curso desde o último dia 31. O governo pediu prazo de dez dias para apresentar uma contra-proposta. O prazo terminou ontem.

Voltar ao topo