Audiência sobre greve dos Correios será na próxima 2ª

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcou para a próxima segunda-feira, 24, a realização de audiência de conciliação dentro do processo de dissídio dos Correios. A reunião contará com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect). Desde o final de janeiro há paralisação parcial dos funcionários dos Correios em 13 Estados. O relator do processo é o ministro Márcio Eurico Vitral Amaro.

Se não houver conciliação, a decisão será tomada pela Seção de Dissídios Coletivos (SDC), mas não há data marcada para isso. Na internet, a Fentect informa que “a greve é por tempo indeterminado para barrar o Postal Saúde”. A federação acusa a ECT de impor a privatização do convênio médico da categoria e destaca que a greve foi decidida em assembleia realizadas em Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Campinas, São José do Rio Preto, Piauí, Amazonas, Paraná, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Vale do Paraíba, Roraima.

Segundo os Correios, vários acordos já foram assinados com os 19 sindicatos que participam da mesa de negociação: compensação das horas não trabalhadas em razão da greve de 2013, compensação de horas não trabalhadas nos sindicatos em que houve greves setoriais ou regionais em 2013, manutenção da assistência médica para dirigentes sindicais liberados sem ônus para a ECT, responsabilidade da empresa frente a acidentes de trânsito (custos dos danos de manutenção da frota e danos a terceiros consequentes de acidentes de trânsito), entre outros pontos.