Atrasos do DER levam empreiteiras à concordata

O atraso na liberação de recursos do DER (Departamento de Estadas de Rodagem) já provocou o pedido de concordata de duas empreiteiras de obras públicas sediadas em Curitiba. No pedido protocolado na semana passada na 1.ª Vara de Fazenda Pública, a construtora Gava pede prazo para renegociação das dívidas avaliadas em R$ 4,3 milhões, que é o valor da concordata. A empresa era responsável pela construção de um dos trechos do Contorno Leste da Região Metropolitana de Curitiba. Na semana retrasada, a Construtora Ivaí -uma das quinze maiores do País – pediu concordata no valor de R$ 30 milhões. A empreiteira participa do Consórcio Econorte, que liga os municípios de Jacarezinho a Londrina.

As duas construtoras alegaram que as dificuldades começaram em outubro, quando o governo do Paraná suspendeu os pagamentos das obras. O motivo seria a Lei de Responsabilidade Fiscal, que obrigou o cancelamento dos contratos. Porém como as empreiteiras tinham dívidas contraídas e precisam honrar os pagamentos, permanecendo com os custos fixos de equipamentos e funcionários, recorreram ao pedido preventivo de concordata.

Questionada sobre o atraso nos pagamentos, a Secretaria Estadual dos Transportes orientou a reportagem a procurar a Secretaria da Fazenda, que não se pronunciou sobre o assunto.

Voltar ao topo