Atividade da indústria paulista sobe 2,4% em dezembro

O indicador de nível de atividade (INA) da indústria de São Paulo apurado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) registrou alta de 2,4% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. Se analisado sem ajuste sazonal, apresentou uma queda de 7,6%.

De acordo com a Fiesp, o INA registrou uma redução de 8,5% em 2009 ante 2008, o que foi um reflexo da desaceleração da atividade econômica brasileira, motivada pela crise financeira global. No final do ano passado, porém, o setor manufatureiro paulista já apresentava um desempenho melhor, tanto que o INA subiu 21,2% em dezembro de 2009 ante o mesmo mês de 2008 (sem ajuste).

A Fiesp também divulgou que, em novembro, o INA apresentou uma alta de 1,3% em relação a outubro, com ajuste sazonal, mas registrou uma diminuição de 3,1% na série sem ajuste. Em novembro de 2009, o indicador apresentou uma alta de 1% na comparação com o mesmo mês de 2008.

Sensor

A pesquisa Sensor realizada pela Fiesp apurou a marca de 53,9 pontos em janeiro, patamar superior aos 50,7 pontos auferidos em dezembro do ano passado. O indicador é composto por cinco itens: mercado, vendas, estoque, emprego e investimento.

Neste mês, o indicador mercado atingiu 57 pontos, nível superior aos 51,6 pontos exibidos em dezembro de 2009. O item vendas registrou 52,1 pontos no primeiro mês de 2010 ante 45,2 pontos nos últimos 31 dias de 2009. Os estoques ficaram praticamente estáveis, pois apresentaram a marca de 50,6 pontos em janeiro ante 50,5 pontos um mês antes. O item emprego subiu de forma expressiva no período, passando de 50,9 pontos para 57,1 pontos. O único item a apresentar queda foi investimentos, ao cair de 56 pontos em dezembro para 52,8 pontos em janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.