Até banco Merrill Lynch aposta em corte de juros

Brasília – O banco americano de investimentos Merrill Lynch elevou hoje a sua recomendação para as ações das empresas brasileiras, citando a expectativa de uma redução dos juros. Na carteira da instituição para a América Latina, o peso dos papéis do país foi elevado de “marketweight” (na média do mercado) para “overweight” (acima da média do mercado).

Entre as ações favorecidas com a melhora da recomendação, estão os papéis da Petrobras e de companhias de telefonia celular. O banco espera um corte de um ponto e meio nos juros, amanhã, pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Atualmente, a taxa Selic está em 26% ao ano.

A instituição aposta ainda em uma redução dos juros básicos da economia em dez pontos percentuais no período de um ano e meio.

Em relatório, a instituição diz que acredita que o corte de juros vai beneficiar o mercado acionário brasileiro, pois a política monetária mais frouxa deverá melhorar os lucros das companhias devido ao aumento dos gastos dos consumidores e à melhora da produção industrial.

Petrobras

O banco Merrill Lynch destacou as ações da Petrobras como seu principal investimento entre os papéis do setor petroquímico da América Latina. A instituição elevou a recomendação para a compra das ações da estatal brasileira.

“É uma das ações mais atrativas na América Latina e um dos melhores papéis no universo global do setor de petróleo”, diz relatório do banco.

Para a instituição, as ações da Petrobras devem ser favorecidas pela melhora da percepção em relação à economia brasileira devido a sua liquidez no mercado acionário.

Voltar ao topo