O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reafirmou na manhã desta terça-feira, 12, na ata do encontro da semana passada, que a conjuntura econômica com inflação controlada e elevado grau de ociosidade na economia continua prescrevendo uma política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural.

continua após a publicidade

“Embora estimativas dessa taxa envolvam elevado grau de incerteza, os membros do Comitê manifestaram entendimento de que as atuais taxas de juros reais ex-ante têm efeito estimulativo sobre a economia”, acrescentou o documento.

continua após a publicidade

Para os membros do Copom, o grau de estímulo adequado depende das condições da conjuntura, em particular, das expectativas de inflação, da capacidade ociosa na economia, do balanço de riscos e das projeções de inflação. “Em especial, a provisão de estímulo monetário requer ambiente com expectativas de inflação ancoradas”, completou a ata.

continua após a publicidade

Mais uma vez, o Banco Central reiterou que a continuidade das reformas na economia é essencial para a que da taxa de juros estrutural.