economia

Ata cita política monetária estimulativa, mas retira trecho sobre remoção gradual

A direção do Banco Central (BC) manteve a avaliação de que o atual cenário econômico exige política monetária estimulativa, mas retirou trecho do texto em que o BC indicava que esse estímulo deveria ser removido gradualmente. No documento conhecido na manhã desta terça-feira, 18, os diretores da autoridade monetária defendem que o ambiente “prescreve manutenção da taxa Selic no nível vigente” de 6,50% ao ano.

No parágrafo 26 da ata da reunião de dezembro do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores do BC repetiram a avaliação de que “a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural”.

Ao contrário da ata divulgada após a reunião de outubro, porém, o texto de dezembro não menciona mais que “esse estímulo começará a ser removido gradualmente caso o cenário prospectivo para a inflação no horizonte relevante para a política monetária e/ou seu balanço de riscos apresentem piora”.

O documento agora divulgado anota ainda no parágrafo 26 que “a evolução do cenário básico e do balanço de riscos prescreve manutenção da taxa Selic no nível vigente”. Para os meses vindouros, os diretores do BC afirmam que “os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”.

Voltar ao topo