Argentina confirma taxa e investiga TVs

O imposto de 21,5% que os importadores argentinos terão de pagar para comprar televisores produzidos na Zona Franca de Manaus começa a valer a partir de hoje, segundo o site do jornal Clarín. A resolução 463, que terá validade por 200 dias, tem a assinatura do ministro Roberto Lavagna (Economia) e foi publicada ontem no “Boletim Oficial” do governo argentino.

O texto também prevê a abertura de investigação para verificar se a produção de televisores em Manaus não fere as regras do comércio internacional. A análise, requisitada por uma associação local de fabricantes de eletroeletrônicos, foi considerada “procedente” pelas autoridades econômicas argentinas.

A investigação, segundo a resolução, pode ser aberta em caso de aumento “imprevisto” de importações de produtos fabricados em zonas francas – como no caso dos televisores de Manaus – e que causem “dano ou ameaça” ao país comprador.

A Argentina também havia anunciado barreiras para a compra de geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupa brasileiras há 15 dias.

Empresários dos dois países chegaram, entretanto, a um acordo que fixa cotas de exportação de fogões e geladeiras. Agora ainda faltam os dois países negociarem um acordo para as lavadoras.

Voltar ao topo