economia

Arábia Saudita e Irã tentam fechar compromisso antes de encontro em Argel

Ministros da Arábia Saudita e do Irã tentaram fechar um compromisso sobre a produção de petróleo antes de um encontro informal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta quarta-feira em Argel, capital da Argélia, afirmou o ministro iraniano do petróleo, Bijan Zanganeh.

Segundo Zanganeh, o Irã está disposto a limitar sua produção a 4 milhões de barris por dia, ante o nível atual de 3,6 milhões de barris diários. Se essa condição for atendida, Zanganeh disse que considerará um acordo mais amplo que restrinja a produção geral da Opep, que é formada por 14 países e responde por mais de um terço da produção mundial de petróleo.

Integrantes da Opep terão conversas informais hoje sobre uma eventual estratégia para impulsionar os preços do petróleo, que estão em trajetória de queda há mais de dois anos.

Nos últimos meses, diferenças entre o Irã e a Arábia Saudita têm impedido uma iniciativa de cooperação na produção de petróleo. O excesso de oferta mundial da commodity, em parte alimentada pela produção recorde da Arábia Saudita, tem pesado nos preços do petróleo.

Zanganeh disse que teve uma reunião com o ministro saudita do petróleo, Khalid al-Falih, mas que ainda não recebeu qualquer proposta da Arábia Saudita ou de qualquer outro país.

Já o ministro nigeriano do petróleo, Emmanuel Ibe Kachikwu, disse que ainda não havia nenhum compromisso fechado, mas que muitas propostas estavam sendo discutidas.

O encontro informal em Argel estava previsto para começar às 11h (de Brasília). Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo