Benefícios

Aposentados e pensionistas têm até quarta pra provarem ao INSS que estão vivos

Foto: Átila Alberti

Termina nesta quarta-feira (28) o prazo para que aposentados e pensionistas façam a prova de vida para continuarem como beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso o procedimento não seja realizado até esta data, o pagamento pode ser interrompido.

A comprovação é obrigatória para todos os beneficiários que recebem seus pagamentos por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. No entanto, não é necessário ir às agências da Previdência Social, já que o procedimento é feito diretamente no banco em que o beneficiário recebe o dinheiro, mediante apresentação de documento de identificação com foto – e também são os bancos os responsáveis pela convocação dos segurados.

O prazo para a prova de vida era até 31 de dezembro do ano passado, mas, por causa do grande número de beneficiários que não compareceram aos bancos para realizar o procedimento, o prazo foi estendido até 28 de fevereiro deste ano. Agora, falta pouco para que todos os beneficiários tenham feito a comprovação. Dos mais de 34 milhões de beneficiários do instituto, quase 32 milhões já fizeram a comprovação de vida.

Os beneficiários que não puderem ir até as agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem fazer a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS.