Aposentadorias começam a ser pagas amanhã

Brasília – O Ministério da Previdência Social e Assistência Social começa a pagar, nesta segunda-feira (2), as aposentadorias e pensões referentes ao mês de novembro. Mais de 21 milhões de pessoas serão beneficiadas e o valor da folha de pagamentos chegará a R$ 13.7 bilhões. O aumento da folha é devido ao pagamento do 13º salário.

De acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócios-Econômicos (Dieese), o 13º salário pago Previdência Social tem um papel de extrema importância para aquecer a economia neste final de ano. Das 47,8 milhões de pessoas que receberão o abono, 43,5% são beneficiárias da Previdência.

Para receber o abono e o pagamento mensal, basta ficar atento ao final do benefício ou, no caso de concessões recentes, ao Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Quem tem benefício ou NIT com final um, recebe segunda-feira (2); os benefícios com final dois serão pagos na terça-feira (3), e assim por diante (veja calendário). O último dia de pagamento é 13 de dezembro, quando recebem as pessoas que têm benefício com final zero.

No decorrer do ano, a Previdência Social arrendonda os valores dos benefícios para facilitar o saque nos caixas eletrônicos (com moedas não é possível). Dessa forma, os valores em centavos passam para a unidade real seguinte. No mês de dezembro, o INSS faz o acerto dos valores. No total, R$ 32,7 milhões foram pagos a mais no decorrer do ano. A quantia é referente a 8.3 milhões de benefícios com valores arredondados.

Voltar ao topo