economia

Após vendas no varejo, mercado vê poucas chances de alta em setembro nos EUA

Após os novos indicadores desta sexta-feira, operadores estão reduzindo suas perspectivas de uma alta de juros no próximo mês de setembro.

As vendas no varejo ficaram estagnadas em julho, contrariando a expectativa de alta dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires. Já o índice de preços ao produtor (PPI) caiu 0,4%, ante previsão de alta de 0,1%.

Esses dados se somam à fraca leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que cresceu parcos 1,2%, além da queda, pelo terceiro trimestre seguido, da produtividade no país.

Naeem Aslam, analista-chefe de Mercado da Think Markets, acredita que os dados “não dão apoio” a uma alta em setembro. Já para Tom di Galoma, diretor-gerente da Seaport Global Securities, um aperto monetário mês que vem ficou “claramente fora da mesa”.

No mercado de futuros dos fed funds, a probabilidade de uma alta de juros na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) se manteve em 12% nesta manhã, mesmo patamar de ontem. Na última sexta-feira, após o relatório de empregos, ele havia subido para 18%.

Chris Gaffney, presidente do Everbank para mercados globais, afirma que as vendas no varejo e o PPI dão “dois números a mais para manter os juros em seus níveis atuais”. “Os consumidores tipicamente puxam a recuperação econômica e, nos EUA, eles parecem estar fechando suas carteiras em reação a incertezas globais como o Brexit e as eleições norte-americanas”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo