Apoio ao programa de pecuária de curta duração

A Emater assina hoje, às 10h30, no Hotel Tomazi, em Londrina, um convênio técnico de parceria com a empresa multinacional Dow Agrosciences. O objetivo é da multinacional é atender aos clientes preferenciais que trabalham com a pecuária de corte. O hotel fica na Avenida Tiradentes, 1175.

O convênio prevê a integração de 20 pecuaristas que recebem assistência técnica da Dow Agrosciences ao Programa de Curta Duração (PCD), desenvolvido pela Emater. Por outro lado, a tecnologia de controle de invasoras em pastagens, dominada pela empresa multinacional, passa a ser utilizada pela extensão rural oficial, ajustada às linhas ambientais.

O interesse da empresa Dow surgiu depois da participação de técnicos em dois dias de campo promovidos pelo Programa Pecuária de Curta Duração. Os representantes da empresa afirmam ter verificado que os produtores rurais assistidos tinham melhores resultados técnicos e econômicos pela adoção de tecnologias de alimentação, manejo geral do rebanho e sanidade, cruzamentos adequados e gestão da atividade.

O bom desempenho da Emater, segundo o zootecnista Ademir Antonio Rodrigues, implementador do PCD na região Norte do Paraná, deve-se ao trabalho dos técnicos. “Temos um time de profissionais atendendo às necessidades dos pecuaristas em todas as fases do agronegócio carne.”

Programa

O Programa de Pecuária de Curta Duração, do Governo do Estado, foi criado em 1996, baseado em altos níveis de produtividade na produção de novilhos superprecoces, abatidos entre 14 e 16 meses em torno de 16 arrobas e novilhos precoces em idade de até 24 meses.

Atualmente a Emater acompanha mais de 100 pecuaristas paranaenses que buscam neste tipo de novilho melhor competitividade no mercado, atuando dentro e para fora da porteira. O foco é a produção de carne de alta qualidade, com menor tempo de retorno financeiro e no sistema integrado de pastoreio com acabamento em confinamento

Voltar ao topo