Apas: vendas de supermercados crescem no ano até agosto

As vendas reais de supermercados no Estado de São Paulo cresceram de janeiro a agosto 4,49% no conceito mesmas lojas, que considera unidades abertas há mais de um ano, ante o mesmo período de 2013, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). O faturamento deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados calculado pela Apas e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) teve ligeira alta de 0,13% em agosto ante o mesmo mês do ano anterior.

Já o faturamento real dos supermercados paulistas deflacionado pelo IPCA/IBGE no acumulado de 2014 em relação ao mesmo período de 2013 apontou aumento de 3,14% no conceito de mesmas lojas. Em agosto a alta foi de 0,11% em relação a agosto de 2013.

No conceito todas lojas, que inclui estabelecimentos inaugurados ao longo do ano, houve elevação de 5,03% de janeiro a agosto em relação aos mesmos meses de 2013. Considerando apenas o resultado de agosto, a alta foi de 2,46% em relação ao mesmo mês de 2013.

Na projeção da Apas, caso a inflação não mostre sinais mais evidentes de desaceleração, com reflexos na redução de preços, as vendas do setor supermercadista no acumulado deste ano devem crescer aproximadamente 2% em relação a 2013. Em um cenário otimista, com redução da inflação e retomada do consumo das famílias, o setor tenderia a registrar crescimento próximo de 4% em relação a 2013, de acordo com a entidade.

Voltar ao topo