Pra aliviar o bolso

Onde encontrar combustível mais barato? ANP lança sistema de consulta

Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

 

Enquanto no bairro Rebouças, em Curitiba, o litro da gasolina pode estar custando R$ 4,09, lá no Bairro Alto ela pode chegar a R$ 4,49. Mas como saber essas diferenças de preço, sem precisar se deslocar pela cidade inteira em busca do combustível mais barato? A Agência Nacional do Petróleo (ANP) lançou um sistema, o Infopreço, em que o consumidor pode fazer esta pesquisa pelo computador, tablet ou celular, antes de sair de casa. Assim, é possível descobrir o combustível mais barato na sua região ou trajeto.

Acessando a página do Infopreço, é possível acessar o sistema e baixar a planilha em Excel. A planilha possui alguns filtros, de fácil uso, em que a pessoa pode organizar a tabela por preços, por bairro, por endereço, pelo nome do posto, entre vários outras classificações possíveis. A planilha é atualizada diariamente pelos próprios postos revendedores, de forma voluntária, que entram no sistema e cadastram os preços que estão vendendo seus combustíveis ao consumidor final. É possível ver o preço da gasolina, etanol, diesel-S10, diesel S-550 e gás natural veicular (GNV).

Na verdade, a ANP já tinha um outro sistema de consulta de preços ao consumidor, o “Sistema de Levantamento de Preços“, que continua válido no site da ANP. Lá também é possível ver os preços dos combustíveis por regiões, estados e municípios.

Mas qual a diferença entre o Infopreço e o Sistema de Levantamento de Preços?

No sistema de Levantamento de Preços, que já existia, a pesquisa é feita por uma empresa contratada pela ANP, através de licitação. Esta empresa vai até os postos solicita as notas fiscais. Ela é atualizada semanalmente.

Já no Infopreço, quem abastece a planilha com informações, voluntariamente, são os próprios donos de postos de combustíveis. Ela é atualizada diariamente e, na tarde desta quarta-feira (11), por exemplo, havia disponível a informação de 175 postos no Brasil inteiro (já há 177 cadastrados). No entanto, não havia informações de nenhum posto no Paraná. Por outro lado, Mato Grosso do Sul e Rondônia são os que estão com mais postos disponíveis para consulta.

Conforme a ANP, o objetivo de lançar este segundo sistema, o Infopreço, é dar ao consumidor mais uma opção de consulta, para facilitar a escolha do posto e economizar. Mas a agência ressalta que os dados publicados nesta tabela são de responsabilidade do revendedor. Por conta disto, o outro sistema, que é semanal, continuará existindo. A ANP também alerta que, por conta de uma pesquisa ser semanal e a outra diária, pode acontecer do mesmo posto ter diferentes preços nas planilhas, visto que a política de preços é livre a cada empresário.

Lei da porrada!