O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, afirmou que “não temos uma indústria petroleira no Brasil”, ao participar de evento promovido pela Abespetro, representante de fornecedores do setor.

continua após a publicidade

Em discurso, pediu apoio para continuar a “empreitada” de desenvolvimento da indústria petroleira nacional. Assim, em sua opinião, será possível “daqui a alguns anos dizer que o Brasil tem centenas e não apenas uma indústria”.

continua após a publicidade

Para Oddone, o sucesso dos últimos leilões de petróleo foi concentrado no pré-sal. Ele destacou ainda que o cenário é de declínio da produção no restante das regiões.

continua após a publicidade

O evento, que contou com a participação de lideranças do setor de petróleo e executivos de grandes empresas, foi marcado por manifestações do desejo de que a política adotada pelo presidente Michel Temer para o segmento seja prolongada.

“Gostaria de continuar na cadeira (de ministro de Minas e Energia). Mas saio no dia 6 de abril para disputar eleições e defender a pauta (do setor)” , disse o ministro Fernando Coelho Filho, que será candidato a deputado federal.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Moreira Franco, destacou a necessidade de dar continuidade aos leilões de petróleo e estimular a indústria no Estado do Rio de Janeiro, Estado hoje sob intervenção federal na área de segurança. Ressaltou ainda a urgência de concluir a regulamentação do Repetro, regime fiscal especial que isenta de impostos sobre importação equipamentos para o setor petrolífero. O Estado do Rio de Janeiro é um dos principais opositores da proposta.