Aneel quer luz em todas as casas do País

Brasília

– As capitais dos Estados serão os primeiros municípios a ter acesso total à rede de energia elétrica e, até 2015, todas as localidades brasileiras deverão ter eletricidade. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou ontem os prazos que cada distribuidora terá para cumprir as metas de universalização dos serviços, ou seja, para proporcionar o acesso à eletricidade a todas as localidades e cidadãos do Brasil. Cerca de 2,5 milhões de domicílios ainda não têm acesso à rede elétrica, o que corresponde a 5,5% do total de residências brasileiras.

Segundo previsão da Aneel, até o fim do próximo ano 2.400 municípios serão beneficiados pela universalização, o que significa que 1,7 milhão de habitantes terão energia pela primeira vez. Até o final de 2008, 4 mil municípios estarão totalmente ligados e 7 milhões de habitantes passarão a ter atendimento.

O critério para definição de prazos foi estabelecido de acordo com as características de cada área atendida pela concessionária. As distribuidoras do Estado de São Paulo – Eletropaulo, Bandeirante e CPFL Piratininga -têm prazo até o fim de 2006 para cumprir todas as metas em suas respectivas áreas de atuação. A também paulista Elektro terá prazo até 2008.

De acordo com o cronograma da Aneel, a mineira Cemig, a pernambucana Celpe, a paranaense Copel e a goiana Celg terão prazo até 2010 para cumprir as metas de universalização em suas áreas de atuação.

Voltar ao topo