Aneel quer barrar em leilões transmissoras em atraso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda barrar as transmissoras que tiverem obras em atraso nos leilões de energia, informou nesta quarta-feira o diretor da autarquia, Edvaldo Alves de Santana. Ele afirma que a questão ainda está em discussão e que alguns pontos estão sendo analisados, como o possível reflexo que isso teria sobre a competição no leilão.

“Se for uma transmissora grande (a ser barrada), você reduz a competição, pois tira um grande player (da disputa)”, afirmou, após participar do 9º Encontro Nacional do Setor Elétrico (Enase), no Rio. Segundo ele, hoje há transmissoras estatais e privadas com projetos atrasados, porém não revelou quais são as empresas.

Um dos critérios que a Aneel pretende adotar para decidir se deixa uma transmissora de fora diz respeito à causa do atraso. Quando o problema for motivado pela demora na obtenção de licenças, a empresa não deverá ser penalizada. “Tem atraso que é devido à licença e atraso que nada tem a ver com a licença. Tem obra que tem licença e não sai”, disse.