Aneel pode fazer novo leilão de usinas este ano

São Paulo

(AE)- A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode promover novos leilões de concessão para a construção de usinas ainda este ano. Segundo o diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo, o processo depende da finalização de 20 estudos de viabilidade de projetos, que estão em curso.

De acordo com Abdo, o prazo para a finalização dos estudos é 2003, mas existe a possibilidade de alguns desses trabalhos serem encerrados ainda este ano. Ele esclareceu que a realização dos leilões depende também de outros fatores, como o cenário econômico e o interesse de investidores nas usinas. “Queremos atrair todo tipo de investidor, inclusive os que não são do setor elétrico”, disse. Como exemplo, Abdo citou o leilão, realizado na semana passada pela Aneel, para a concessão de aproveitamentos hidrelétricos, que teve como principais vitoriosos grandes consumidores de energia – como as produtoras de alumínio Alcoa e Alcan – e construtores.

O próximo leilão promovido pela Aneel será realizado no dia 15 de agosto, envolvendo licenças para operar 11 linhas de transmissão. “Esperamos que, assim como no leilão anterior, as companhias de outros países mantenham interesse em participar do setor elétrico nacional”, disse ele. O diretor-geral da Aneel se manifestou a respeito da disputa em torno da lei 10.438, que duplica o número de consumidores enquadrados na classe de baixa renda – que gasta menos de 80 kw/h por mês – para um total de 16 milhões de pessoas.

Segundo Abdo, a Aneel não cogita a possibilidade de conceder um reajuste às geradoras por conta da redução nos lucros que a lei provocaria.

Voltar ao topo