A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o último leilão de transmissão deste ano, marcado para a próxima sexta-feira, dia 19. A informação foi antecipada nesta segunda-feira, 15, pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

A licitação foi remarcada para 9 de janeiro, com apenas quatro lotes, que, juntos somam uma receita anual de R$ 204 milhões. Outros quatro lotes que inicialmente fariam parte do leilão desta semana serão oferecidos em outra licitação, ainda a ser marcada, com lotes que encalharam em certames anteriores.

A decisão está relacionada ao resultado do último leilão, ocorrido em 18 de novembro. De um total de 9 lotes, 5 não receberam nenhuma proposta. Alguns já tinham ficado encalhados em licitações anteriores. Agora, o órgão quer analisar os motivos pelos quais diversos lotes oferecidos não tiveram nenhum interessado.

“Ainda que não concluídas as análises das possíveis causas de lotes desertos em licitações de outorga de empreendimentos de transmissão, tem-se por recomendável a plena reavaliação de seu escopo e de eventuais condições previstas em seu edital”, afirma o voto do diretor Reive Barros, relator do caso.