Anamaco reduz previsão de vendas para 2014

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) reduziu suas projeções de crescimento para o setor neste ano. A entidade acreditava em alta de 7,2%, mas, após meses seguidos com resultado negativo, a projeção foi revista para uma expansão de 3,5%.

As vendas de materiais de construção no varejo caíram 2,5% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já na comparação com maio, o recuo foi de 8,0%.

No acumulado entre janeiro e junho de 2014, as vendas mostraram retração de 3,5% em relação aos mesmos meses de 2013 e no acumulado dos últimos 12 meses até junho, a queda é de 4,5% ante o mesmo período anterior.

Em 2013, o varejo de material de construção registrou um aumento 4,4% nas vendas e um faturamento recorde de R$ 57,42 bilhões.

O presidente da Anamaco, Cláudio Conz, disse que o desempenho das vendas no primeiro semestre ficou aquém do esperado, motivando a mudança na projeção para o fim de 2014. No entanto, a expectativa de alta ainda é mantida, pois as vendas no segundo semestre representam 60% do movimento do ano todo. “Assim que acabarem as festividades da Copa do Mundo e os inúmeros feriados desse primeiro semestre, acredito que vamos retomar um ritmo de crescimento”, afirmou em nota.

Voltar ao topo