Analistas elogiam política de intervenção do BC

A alta do dólar dos últimos meses é temporária e, assim sendo, é acertada a medida do Banco Central anunciada hoje (3) de oferecer a moeda norte-americana diariamente ao mercado, segundo a argumentação de dois respeitados analistas ouvidos pela Agência Estado: o diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, e o diretor do Banco Itaú e ex-diretor do Banco Central, Sérgio Werlang.

Castro disse que ?os exportadores sabem que essa taxa de câmbio que está aí hoje é irreal?. De acordo com ele, é importante para o exportador ter estabilidade na taxa de câmbio. O motivo básico é que, embora teoricamente o real desvalorizado deixe os produtos brasileiros mais baratos em dólar contribuindo para aumentar as vendas ao exterior, o exportador só pode baixar seus preços em dólar se sentir que a diferença entre as moedas vai se sustentar. Do contrário, está arriscado a ter prejuízos se baixar seu preço internacional e o dólar cair.

?Não adianta para nós ter uma taxa como essa, com o dólar muito alto, porque o importador pode querer um desconto em cima disso, desta taxa que é irreal e não vai se sustentar, e isso causa problemas?, afirmou.

Voltar ao topo