Analistas dizem que momento é bom para comprar ações

O nervosismo do mercado financeiro levou muitas pessoas, ontem, a tentar se desfazer de ações. Escolha errada, dizem os analistas que operam no mercado de capitais.

“Essa é uma oportunidade de ouro para fazer compras. Mas tem que ser papéis de primeira linha, como da Petrobras, Vale do Rio Doce, que caíram 50% num período muito curto”, afirmou o gerente operacional da Ativa Corretora de Câmbio, Títulos e Valores, Márcio Bandeira de Azevedo. Ações especulativas, segundo ele, têm que ser evitadas nesse momento.

De acordo com Azevedo, o número de ligações triplicou ontem na corretora. “Tem gente que colocou dinheiro na Bolsa que nem poderia e agora está no desespero. Dinheiro para pagar a mensalidade da escola do filho, por exemplo”, contou.

O gerente lembrou que só deve ser aplicado na Bolsa valor que não será necessário nos próximos dois ou três anos. Caso contrário, o risco é ter que vender num momento de queda, como o atual, e realizar prejuízo.

O gerente da Concórdia Corretora de Valores, Odisnei Antonio Bega, também recomenda a compra de ações, mas diz que são poucos os que seguem seus conselhos.

“Quando a Bolsa estava batendo recordes, muita gente nos procurava querendo se cadastrar, aplicar em ações. Agora que é o momento oportuno para comprar, as pessoas não têm interesse”, afirmou.

Há mais de 30 anos operando no mercado, ele não se lembra qual foi a última vez que o pregão da Bolsa foi interrompido por duas vezes. Para ele, quem mais está lucrando com isso é quem vendeu as ações na alta.