Análise

Analistas dizem que economia brasileira precisa de ajustes

Há consenso de que o Brasil melhorou muito durante os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de que hoje o País atravessa uma das mais promissoras fases de sua história econômica.

Para alguns analistas, porém, a política econômica piorou no segundo mandato, levando a desequilíbrios, como a inflação em alta, o déficit externo e o câmbio valorizado.

Críticos e defensores da política econômica de Lula acham necessário um ajuste no início do governo de Dilma Rousseff (PT), com maior controle da despesa pública. A diferença entre os dois grupos é que os primeiros defendem uma correção mais forte.

“O governo Lula começou fazendo reformas microeconômicas extremamente importantes e termina a um passo do populismo econômico”, diz Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central.

Já Marcos Lisboa, diretor executivo do Banco Itaú e ex-secretário de Política Econômica da Fazenda, na gestão de Antonio Palocci, considera que “são oito anos que terminam muito bem”.

O Brasil cresceu em média 4% ao ano no governo Lula, bem mais que a média de 2,3% de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Além disso, como observa Nelson Barbosa, secretário executivo do Ministério da Fazenda de Dilma, “o que importa não é só o número, mas a qualidade do crescimento no governo Lula”.

Assim, a renda dos 10% mais pobres cresceu a mais de 6% ao ano do fim de 2002 ao fim de 2009 (último dado disponível), enquanto a dos 10% mais ricos subiu 1,8% ao ano.

No mesmo período, o número de miseráveis caiu de 16,5% para 8,4% da população, e o de pobres, de 38,3% para 23,9%. Cerca de 15 milhões de empregos formais foram criados no governo Lula, o triplo do registrado na era FHC.

E a taxa de desemprego média de 2010, projetada em menos de 6,9%, é a menor desde 2002, início desta série. A classe C, a nova classe média popular, incorporou 29 milhões de brasileiros no governo Lula, e já corresponde a mais da metade da população. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.