Aviação

Anac vai limitar pouso de aviões executivos durante Copa

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys, disse nesta sexta-feira, 23, que mais de 1.000 servidores vão atuar na fiscalização dos aeroportos do País durante a Copa do Mundo, principalmente naqueles que recebem grande demanda de jatos executivos (aviação geral). Ele afirmou que é imprevisível o número de aviões executivos que vão buscar as pistas de aeroportos brasileiros durante o mundial, mas disse que vai limitar as autorizações de pousos e decolagens às janelas (slots) disponíveis no espaço aéreo local.

“É imprevisível”, disse, sobre o movimento da aviação geral. Ele mencionou que a Alemanha e a África do Sul tiveram problemas de espaço para comportar a demanda da aviação geral durante as Copas de 2006 e 2010, respectivamente. “Mas só vai poder pousar com slot disponível. A segurança está em primeiro lugar”, afirmou Guaranys, após palestra no seminário Infraestrutura de Transporte, Investimento e Regulação no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib), na capital paulista.

O diretor da Anac disse que a agência atua em duas vertentes para a Copa do Mundo, a fiscalização sobre as concessões aeroportuárias e o planejamento aéreo durante o evento. “Estamos monitorando 88 aeroportos dentro da estrutura da Copa”, contou. Sobre o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, sob administração da iniciativa privada, Guaranys afirmou que ele será inaugurado no próximo dia 31 todo pronto, inclusive com as vias de acesso.