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América da Sul e Europa derrubam lucro da Ford no 2º trimestre

As operações da Ford na América do Sul e na Europa derrubaram o lucro líquido da empresa em 57% -para US$ 1 bilhão- no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Na América do Sul, cujo principal mercado é o Brasil, a receita com vendas de veículos caiu US$ 16 milhões nos meses de abril, maio e junho. Na Europa, o tombo foi de US$ 63 milhões.

Os resultados forçaram a montadora a entrar em campo. No Brasil, o vice-presidente para a América do Sul, Rogelio Golfarb, divulgou nota priorizando os investimentos da montadora até 2015. “Os resultados financeiros do segundo trimestre mostram claramente os desafios da região. Mas continuaremos implementando de maneira intensa nosso plano de investimento de R$ 4,5 bilhões de 2011 a 2015, trazendo para o mercado produtos que os consumidores realmente querem e valorizam”, disse.

Em outro comunicado, a Ford afirmou que espera queda nas vendas na região neste ano em relação a 2011, e que o movimento reflete “o aumento da competitividade, depreciação das moedas e mudanças nas políticas governamentais que afetam áreas como comércio e acesso à divisas estrangeiras”.

Sobre a Europa, a montadora afirmou que “reconhece a gravidade da situação econômica da região e que vê desafios muito mais estruturais do que cíclicos”. O lucro líquido gerou valor de ação de US$ 0,26. Por outro lado, o lucro operacional da Ford ficou em US$ 1,8 bilhão, ou US$ 0,30 por ação, acima da expectativa dos analistas, que era de US$ 0,28 por ação.

A receita teve queda de US$ 2,2 bilhões na mesma comparação, para US$ 33,3 bilhões. O melhor resultado foi obtido na América do Norte. Lá, a montadora norte-americana teve lucro antes de impostos de US$ 2 bilhões, com a margem de lucro na região avançando para 10,2%, ante 9,8% no segundo trimestre de 2011.