O Brasil está estagnado em suas reformas e praticamente não avançou no ranking de facilidade para fazer negócios, segundo o relatório “Doing Business 2009” do Banco Mundial, que será divulgado nesta quarta-feira (10). O Brasil passou de 126º no ano passado para 125º este ano, atrás de países como Nigéria (118º), Bangladesh (110º) Etiópia (116º) e Zâmbia (100º). Mesmo dentro da América do Sul, o Brasil só ganha de Venezuela (174º), Bolívia (150º) e Equador (136º) em termos de dificuldades para fazer negócios. O relatório avalia o ambiente de negócios em diferentes países.

continua após a publicidade

“Enquanto países como a Colômbia fizeram reformas em cinco das dez áreas que analisamos, o Brasil só reformou uma, a de comércio exterior”, disse Rita Ramalho, economista do Banco Mundial. “Por isso, o Brasil ficou estagnado no ranking.” O “Doing Business” analisa dez áreas relacionadas ao ambiente de negócios de um país – abrir e fechar uma empresa, comércio exterior, alvarás de construção, contratação de funcionários, registro de propriedades, acesso a crédito, proteção a investidores, pagamento de impostos e cumprimento de contratos. O banco avalia o tempo gasto em cada uma dessas ações, o número de procedimentos necessários e o custo.

Dentre as dez áreas analisadas, o Brasil melhorou em apenas uma – comércio exterior. O tempo médio que leva para fazer uma exportação caiu quatro dias (para 14) com a unificação das bases de dados de exportação e importação, que agora se chama Siscomex Cargas e o aumento das exportações que passam sem inspeções. Mas o Brasil manteve o título inglório de país campeão em tempo gasto para pagar impostos – é tão complicado que leva em média 2.600 horas por ano (108 dias) para pagar todos os impostos. O segundo pior é Camarões, com 1.400 horas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade