Alunos fazem experiência com o mínimo

Alunos do 1.º ano do Colégio Positivo vivenciaram ontem uma situação comum à famílias de baixa renda. Eles foram ao supermercado com um salário mínimo e a missão de fazer compras para o mês, reservando dinheiro para pagamento de contas de água e luz. O professor Ronaldo Hofmeister explica que a atividade serviu como reflexão sobre o consumo consciente.

Ronaldo comenta que na disciplina de filosofia os alunos estão trabalhando a conscientização na hora de consumir produtos. Além de aprender a administrar melhor o dinheiro, eles ainda contribuem com a natureza, já que menos consumo é sinônimo de menos lixo.

Os alunos tiveram várias aulas sobre o tema com alunos do curso de Marketing, do Centro Universitário Positivo. A visita à loja serviu para colocar em prática os conceitos aprendidos na teoria. A equipe de Natália Brasil Dib, 15 anos, mostrou que aprendeu a lição. No carrinho só entrou o essencial para sustentar uma família de quatro pessoas, incluindo alimentos e produtos de higiene e limpeza. “Dá para levar muita coisa, basta ter paciência e pesquisar preço”, diz. No açougue eles escolheram a carne que estava em oferta e ovos para completar o cardápio. Em vez de leite em caixa, optaram pelo em pó, que dava para fazer três litros pelo preço de um. Nos produtos de limpeza deixaram de lado o detergente e compraram o sabão em pedra, que serve para lavar tanto a louça como as roupas. Para Murilo W. A. Brottos, 15 anos, o mais difícil foi ficar comparando preços, já que ele não tem esta preocupação quando vai ao supermercado com a família. “Se houver organização consegue comprar o essencial.” A aluna do primeiro ano de Marketing que colaborou com o grupo, Cintia Cristina Garnosvski, 19 anos, frisa que a atividade serviu para mostrar quantos produtos que não são necessários à sobrevivência estão na lista de compras todo mês.

Voltar ao topo